WeCreativez WhatsApp Support
Olá, estamos online! Podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?

Blog

Desentupimento de esgoto – O guia completo

Desentupimento de esgoto

 

Se perguntássemos a cada proprietário de imóvel qual é o pior pesadelo deles, desentupimento de esgoto seria uma das principais respostas.

É muito comum que a rede de esgoto fique entupida, por isso não há motivos para temer que você não consiga resolver essa situação.

Se você estava procurando uma maneira mais rápida e segura de se livrar das bolhas em sua pia, água subindo pelo ralo do chuveiro e todos os outros sinais de esgoto entupido, este guia passo-a-passo é a solução perfeita para você.

 

Como desentupir esgoto

 

Como reconhecer uma linha de esgoto entupida:

 

Você provavelmente está se perguntando qual problema você está realmente enfrentando.

Pode ser difícil determinar se você está tendo problemas com apenas uma parte do seu sistema de encanamento, ou se toda a rede de esgoto foi bloqueada.

Para facilitar o desentupimento e esclarecer de uma vez por todas, aqui está a lista dos sinais mais característicos da rede de esgoto entupida, explicada em detalhes.

 

1. Fluxo lento pelos canos

Isso é algo que está acontecendo há algum tempo. Você provavelmente já verificou todos os tutoriais sobre como corrigir esse problema, mas mesmo assim você não teve sorte.

Se isso aconteceu com você, certamente você não conseguiu corrigi-lo porque o problema não estava apenas nos canos, mas em toda a rede de esgoto.

 

2. O sistema de encanamento está com problemas

Você percebeu que não são apenas seus ralos que estão com problemas, e sim que há vários problemas com o sistema de encanamento em toda a casa.

Uma coisa que você deve saber é que a rede de esgoto está mais próxima do vaso sanitário, então existe a maior possibilidade de que seu banheiro seja o primeiro a mostrar os sinais de uma tubulação de esgoto entupida.

Logo após o banheiro, poderá aparecer problemas de encanamento vindos da pia da cozinha, seguidos do chuveiro ou banheira. Se este for o caso, é quase certo que você tenha um problema com a rede de esgoto entupida.

Por favor, tenha em mente que é bom verificar se o seu banheiro realmente tem o caminho mais próximo para a rede de esgoto. Isso acontece raramente, mas poderia explicar sinais de entupimento ligados ao banheiro que aparecem mais tarde.

Por outro lado, se você está tendo problemas em todos os outros elementos, exceto no banheiro, é mais provável que você não tenha problemas com a linha de esgoto.

 

3. A água volta pelo ralo regularmente

Este é provavelmente o sinal menos agradável, mas pelo menos é facilmente identificado e reconhecido. Se toda vez que você der a descarga no vaso sanitário, você perceber que a água está voltando pelo ralo do chuveiro ou banheira, isso é um sinal claro de que você tem um problema com relação à tubulação de esgoto.

Quando a rede de esgoto é bloqueada, a água não corre normalmente através dos canos. Ele pára e, devido à pressão da água que vem, começa a retornar pelos canos e aparece no vaso sanitário ou no ponto mais próximo do sistema de encanamento, que geralmente é o chuveiro ou a banheira.

 

4. Bolhas no ralo

Se você ligar a torneira da pia do banheiro ou chuveiro, e você instantaneamente ouvir bolhas vindo dos ralos, pode ser outro sinal da obstrução da rede de esgoto.

Por que isso acontece? Há uma explicação fácil para isso – a principal razão pela qual as bolhas acontecem é que há ar aprisionado no sistema de encanamento.

Para ter certeza de que está conectado à rede de esgoto, vá até a pia mais próxima do banheiro e deixe a água correr por mais de um minuto.

Se o seu banheiro ainda estiver borbulhando, ou se o nível de água do seu vaso sanitário acabou de subir, é bem provável que você tenha um problema com a rede de esgoto entupida.

 

5. Transbordamento de vaso sanitário

Isso pode acontecer várias vezes e devido a vários motivos, mas é mais provável que esteja ligado à máquina de lavar roupa.

Se você se viu em uma situação em que sua máquina de lavar está em processo de drenagem e seu vaso sanitário de repente começa a transbordar, isso é outro sinal da rede de esgoto entupida.

Preste atenção ao ralo do chuveiro durante este processo também, pois pode acontecer que a água retorne.

Para ter certeza, realize todos esses processos e observe o que acontece. Se você perceber um ou mais sinais, é inevitável – você está enfrentando uma rede de esgoto entupida.

 

O que causa entupimento na rede de esgoto?

 

Natureza.

 

É nossa melhor amiga, mas também nossa pior inimiga, se não a tratarmos corretamente. A primeira coisa que causa uma linha de esgoto entupida é a raiz das árvores. Isso está especialmente presente nas casas antigas, onde é mais fácil as raízes encontrarem o caminho para o sistema de encanamento.

 

Raízes no encanamento.

 

Em busca de calor e nutrientes, as raízes são facilmente atraídas para o sistema de encanamento, pois é produzido calor ao redor dos canos, e a água que passa contém muitos nutrientes diferentes valiosos para as árvores.

Isso explica a necessidade das raízes de encontrarem pequenas rachaduras nos canos e se alimentarem dos nutrientes, o que as leva a crescerem e sobrecarregarem os canos.

 

Descarte inapropriado de objetos.

 

Se você jogar apenas o papel higiênico no vaso sanitário, você já aumenta a chance de entupimento.

Outro caso, que acontece com frequência é o descarte inapropriado de objetos no vaso sanitário.

Isso pode acontecer se cair por acidente produtos de higiene para mulheres, brinquedos de crianças, sabonetes, etc.

 

O que NÃO fazer para desentupir canos

 

Antes de darmos dicas para desentupimento de esgoto, vamos começar falando sobre algumas coisas que devem ser evitadas ao tentar resolver o problema de entupimento.

O que devemos sempre lembrar é que canos e tubulações são desenhadas para resistir a ação do tempo e de certos produtos, mas não são tão resistentes à ação humana, podendo facilmente quebrarem se forçados ou batidos.

Não tente enfiar cabos de vassoura ou outro objeto rígido para realizar o desentupimento de esgoto, que possam rachar ou quebrar os canos. Um cano quebrado exige muito mais trabalho e dinheiro para consertar do que um simples entupimento.

Desentupimento

Evite jogar produtos químicos dentro da tubulação, tudo que é jogado dentro do sistema de esgoto vai parar na estação de tratamento, e pode prejudicar a qualidade da água e causar danos ao meio ambiente, sem contar que alguns produtos químicos podem danificar os canos.

Apesar de ser uma dica dita como muito efetiva e prática, também evite usar soda cáustica para o desentupimento no encanamento.

A soda cáustica é um produto químico muito forte que, quando não manuseado de forma correta, pode causar queimaduras nas mãos e danificar os olhos.

A soda cáustica pode também piorar o problema de obstrução, pois pode ocorrer o efeito de saponificação, entupindo ainda mais os canos e caixas de coleta.

 

Como desentupir tubulação de esgoto

 

Agora chegamos ao ponto em que você identificou o problema e está ansioso para se livrar dele.

1 – Mangueira de jardim: Use a pressão da água na mangueira de jardim para tentar desentupir o cano. Este truque é acessível e eficaz, só tome cuidado para não arrebentar a canalização com a força da água. Insira a mangueira pelo ralo e deixe a água correr em pressão máxima para a canalização obstruída.

2 – Com bicarbonato de sódio e vinagre: O bicarbonato de sódio tem inúmeras utilizações, inclusive na hora do desentupimento de esgoto. A primeira coisa a fazer é retirar toda a água da pia ou banheira, colocar 1 xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água fervente no ralo. Aguarde alguns minutos e coloque outra xícara de bicarbonato de sódio e uma xícara de vinagre branco. Feche o ralo e quando o som da efervescência acabar, adicione mais duas xícaras de água fervente.

3 – Com bicarbonato de sódio e sal: Esse procedimento de desentupimento de esgotos é semelhante ao anterior. Primeiro retire a água, despeje meia xícara de bicarbonato de sódio e sal no ralo e, em seguida, seis xícaras de água fervente. Deixe atuar durante a noite toda e, pela manhã, deixe correr água quente diretamente para o ralo. O sal em junção com o bicarbonato de sódio tem um efeito abrasivo, que irá corroer o que estiver causando o entupimento.

 

Chame um profissional

 

É importante ressaltar que dependendo do tipo de entupimento, as medidas básicas que são tomadas não suficientes.  Nesse caso, é recomendado contratar profissionais especializados para efetuar o desentupimento. O método mais confiável de desentupir canos de esgoto é o hidrojateamento. O jato de água pressurizada consegue limpar todo o interior dos canos, deixando-os como novos.

Conte com a ajuda de profissionais especializados em desentupimento, que irão analisar o local e o nível de gravidade. Chamar uma desentupidora qualificada é sem dúvidas a forma mais eficaz de resolver e evitar esse tipo de inconveniente.

Desentopex Desentupidora dispõe de profissionais especializados que irão te auxiliar no desentupimento da melhor forma possível, de acordo com a sua necessidade. Fale conosco!

 

Por que você precisa de uma inspeção de esgoto ao comprar uma casa

Alguma dúvida? Pergunte para nós!